Nota da Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, referente a divulgação de parte do texto digitado por determinada candidata na Fase VI: Prova de Digitação.
A Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público da Provas e Títulos da Polícia Civil/MS, relatou que ocorreu a divulgação de parte do texto digitado por determinada candidata, no dia 09/09/2018 (domingo), por volta das 10h30 em um grupo do WhatsApp que não condiz com o texto original da prova aplicada, contendo inúmeros erros. Afirmou que a divulgação desse texto não prejudica o certame em andamento.
Não procede também a informação de que outros candidatos tenham levado a prova aplicada ou mesmo parte dos textos digitados, uma vez que houve uma nova conferência de todas as folhas com os textos digitados pelos candidatos e, notadamente, apenas a candidata, já identificada, que apoderou-se do texto digitado por ela, contendo erros e que de forma dolosa e irresponsável acabou ela própria por divulgar.
Diante disso, estão sendo tomadas as providencias administrativas que podem até culminar na exclusão da candidata e outras medidas legais pertinente ao caso.
A conduta, adotada pela candidata, tinha como objetivo comprometer a credibilidade do concurso público, no momento em que constatou que o seu desempenho não havia sido suficiente para a aprovação na referida etapa.
Reafirmamos que essa conduta não gerou qualquer tipo de prejuízo aos candidatos uma vez que esta fase do concurso afere a habilidade técnica de digitação dos candidatos, o que se obtém através de intenso treinamento para a Prova de Digitação.
A divulgação com algumas horas de antecedência, de texto errado, não tem o condão de auxiliar ou prestigiar candidato que não se preparou previamente para o certame, especificamente nessa fase da Prova de Digitação.
MARIA DE LOURDES SOUZA CANO
Delegada de Polícia
Diretora da Academia de Polícia Civil/MS
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público PCMS