Juiz Odilon de Oliveira fala sobre o Panorama das Drogas aos acadêmicos policiais civis.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 6, 2015 as 16:38 | Voltar

corpo

Os acadêmicos do Curso de Formação Policial da Polícia Civil tiveram a oportunidade de assistir na manhã desta quinta-feira (06/11) uma palestra com o Juiz Federal, Odilon de Oliveira, traçando o panorama das drogas no cenário mundial e salientando o papel dos policiais no combate ao narcotráfico no Brasil. O evento aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil Júlio César da Fonte Nogueira.

De acordo com o juiz Odilon de Oliveira, o trabalho do policial é de fundamental importância para a repressão ao narcotráfico, mas falta estrutura, tanto de pessoal, recursos financeiros para equipar as polícias e também estrutura legislativa, pois, segundo ele, a lei no Brasil relativa ao tráfico de drogas é muito “fraca”, pois não prevê uma pena progressiva àqueles que cometem este tipo de crime.

“A legislação deveria separar o usuário eventual do dependente químico, pois o dependente químico não é papel de polícia e sim de saúde pública. O policial tem que se limitar a atuar na área do tráfico com o bandido traficante e usuários conscientes”, defendeu.

Para os novos policiais, a palestra foi de grande valia, pois conseguiu demonstrar o grande desafio que terão pela frente. “O tráfico de drogas só vem aumentando e agora com essa discussão para a liberação, se isso realmente acontecer mesmo, pode piorar muito a situação, por isso teremos que ter muita força de vontade, dedicação e eficiência para cumprir o nosso papel, que é servir e proteger”, comentou a Investigadora de Polícia, Caroliny Costa Gomes.

Já para investigador Pedro Bolívar Cândido, além do combate, outra forma de resolver o problema das drogas seria a reestruturação familiar e a inserção do tema na formação escolar.

Publicado por: Lúdio Espirito Santo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.