O ano de 2015 foi muito produtivo para a Academia de Polícia Civil, delegado Júlio César da Fonte Nogueira, com a formação de novos policiais, cursos de promoção e de atualização, além do desenvolvimento de projetos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a diretora da Acadepol, delegada Lúcia Falcão, só em 2015 foram formados 340 novos policiais civis (investigadores, escrivães, peritos criminais e peritos papiloscopistas), sendo uma turma em março e outra em novembro. “Com esse incremento no quadro de servidores da polícia civil, poderemos prestar cada vez mais um serviço de excelência para a população sul-mato-grossense”, comentou a diretora.
Além disso, houve cursos de promoção, nos meses de abril e maio, para os cargos de: Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Criminal, Perito Papiloscopista, Perito Médico Legista e Agente de Polícia Científica.
Pensando no aperfeiçoamento e constante atualização profissional, foram realizados vários cursos com a participação dos policiais da capital e interior, como por exemplo: Capacitação em análises criminais e geo processamento; Novas tecnologias aplicadas à identificação e perícias papiloscópicas; Valorização do policial civil na vida e no trabalho I e II; Atualização de Abordagem de Veículos e Pessoas e de Algemamento I, II e III; Capacitação e treinamento do sistema informatizado – SIGO: Novo Boletim de Ocorrência; Local de crime no âmbito da investigação preliminar e investigação de seguimento; Capacitação e treinamento no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; I simpósio “Qualidade de vida: Uma proposta para a aposentadoria”; Curso de básico de inglês e espanhol; Primeiros socorros e direção defensiva; Apresentação do sistema Edoc/MS; Retrato Falado Básico; Libras; dentre outros.
Ainda em 2015, foram realizadas na Acadepol as palestras: Melhorias no atendimento com ferramentas Coaching, tendo como palestrante o consultor André Godoy e Panorama das Drogas, ministrada pelo juiz federal Odilon de Oliveira
Projetos Sociais
Em 2015 também, a Polícia Civil criou o projeto “Guerreiros Sem Farda”, desenvolvido na Acadepol, que atende 30 crianças selecionadas pelo CRAS do bairro Noroeste, estando em situação de vulnerabilidade social. Na Casa de Ensino, essas crianças participaram das comemorações do dia das crianças e confraternização de natal, com distribuição de presentes, guloseimas e a realização de brincadeiras.
E em 2016, segundo a diretora da Acadepol, delegada Lúcia Falcão, serão disponibilizadas para as crianças do projeto, atividades pedagógicas e esportivas, tais como: Inglês, informática, futsal, judô, cidadania, hierarquia e disciplina, com instrutores voluntários.