Foram concluídos esta semana os cursos de Inglês e Espanhol oferecidos aos policiais civis, pela Academia de Polícia Civil Dr. Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol). Durante quatro meses, os servidores aprenderam gramática, vocabulário, como formar frases, tempos verbais e conversação.
As aulas de Inglês foram ministradas pela investigadora Karen Viana de Queiroz e as de Espanhol pela escrivã Kátia de Oliveira Pedra. De acordo com ambas as educadoras, os alunos responderam bem aos ensinamentos e tiveram grande aproveitamento.
“Tivemos a participação tanto de policiais que já haviam tido contato com a língua estrangeira, como os que nunca tiveram, por isso repassamos conhecimentos desde o básico até os principais tempos verbais”, explicou a professora de inglês, investigadora Karen.
Já a educadora de Espanhol, escrivã Kátia, destacou a importância deste tipo de curso direcionados ao policial civil. “É importante tal qual o inglês e libras porque fazemos atendimento ao público em geral, portanto podemos nos deparar com alguma situação em que seja necessário o uso da língua estrangeira, ainda mais que nosso estado faz fronteira com um país de fala espanhola”, ressaltou.
Para a aluna e escrivã Marcelle Rosa Santos, as aulas serviram para relembrar conteúdo estudado anteriormente e melhorar a conversação. “Eu fiz inglês por uns sete anos e achei ótimo a iniciativa da Acadepol em oferecer este tipo de curso porque pude relembrar muitas coisas”, comentou.
Diferente de Marcelle, o investigador Marcos de Souza Ferreira só havia estudado inglês no ensino médio, mas mesmo assim afirma que conseguiu acompanhar e aprender muito durante o curso. “Foi um curso diferente, dinâmico, com diálogos direcionados ao nosso trabalho”, falou.
Aluna do curso de Espanhol, a escrivã Roselayne Andrea da Silva Pires Cotrim elogiou a metodologia e acredita que este tipo de ensinamento é de extrema importância, pois ampliando o conhecimento do policial, melhora a proximidade com o cidadão. “Eu morei 23 anos em Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia e conversava com as pessoas no improviso. Com o curso eu consegui aprender o significado de várias palavras o que facilitará muito o atendimento ao cidadão”, reforçou.
Novos Cursos
Segundo a diretora da Acadepol, delegada Lúcia Falcão, a pretensão é de que no ano que vem sejam abertas novas vagas para o curso inicial e também uma turma para o nível avançado, tanto para o Inglês quanto para o Espanhol. “Almejamos com isso o fortalecimento da Polícia Civil, em busca de um serviço de excelência à população sul-mato-grossense”, salientou a delegada.