:::ACADEPOL COMEMORA 30 ANOS:::

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, janeiro 22, 2015 as 09:33 | Voltar

 Campo Grande (MS) - A governadora em exercício, Simone Tebet, participou hoje (12) da solenidade de comemoração dos 30 anos de existência da Academia de Polícia “Delegado Júlio César da Fonte Nogueira” – Acadepol/MS.
A instituição foi criada em 11 de agosto de 1982 (decreto nº 1.744 - Diário Oficial nº 894 de 12 de agosto de 1982), com o nome Academia Estadual de Segurança Pública - Aesp/MS. Sua estrutura era composta por duas diretorias, a de Ensino Policial Civil e a de Ensino Policial Militar.

 Simone destacou a atuação da Acadepol na formação de bons policiais. “Tenho um reconhecimento pelo trabalho da Acadepol, que contribui significativamente para a formação de bons policiais. Hoje, temos homens e mulheres competentes e capacitados na Polícia Civil. É mais um compromisso do governo do Estado com a segurança pública. O governo do Estado já investiu, desde 2007, mais de R$ 100 milhões em segurança pública. Foram três cursos de delegados de polícia. A Acadepol de hoje é resultado de sonhos idealizados há 30 anos”, disse a governadora em exercício.
“Temos resultados concretos: os índices de criminalidade têm baixado e Campo Grande é a quinta capital mais segura do Brasil e Mato Grosso do Sul é o oitavo Estado mais seguro”, afirmou Simone Tebet.
A sede da Aesp/MS, no local em que hoje se encontra (Parque dos Poderes), foi inaugurada em 12 de março de 1984, ocasião em que foi realizada a aula inaugural do 1º Curso de Formação de Delegados de Polícia. Em 1997, a referida instituição deu lugar à Acadepol, que, em 2013, passou a denominar-se Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira, em homenagem a um dos seus mais expressivos diretores (falecido em 2012 de causa natural).
 Durante a solenidade, foram homenageadas diversas autoridades que contribuíram para o desempenho e para os cursos de formação criados pela Acadepol.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o bom policial oferece melhor resposta às necessidades da população. “Procuramos formar bons policiais para que possam dar melhor resposta aos problemas sociais. A Acadepol é fundamental para a preparação dos policiais. Um efetivo bem qualificado tem condições de atender melhor a sociedade e oferecer segurança pública eficiente”, afirmou o secretário de Estado da Sejusp

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, a Academia foi criada para aprimorar os quadros policiais da segurança pública, com mais aptidão e consequente melhora na prestação do serviço à população. “A Academia tem seu papel fundamental na formação técnica e científica de policiais, buscando qualificar o policial para agir em busca de melhores resultados para a segurança pública da sociedade. O policial bem preparado está pronto para servir e enfrentar os conflitos da melhor forma. Hoje, temos os concursos públicos para o ingresso de novos policiais e a última etapa do concurso é o curso da Acadepol, que sempre preza pela boa formação e preparação do policial, em todas as categorias”, afirmou o diretor da Polícia Civil.
Para o diretor da Acadepol, Waldir Carlos Ide, a boa formação do policial é fundamental para a segurança pública de qualidade. “Já formamos sete turmas de Delegados de Polícia desde a sua criação, além das carreiras específicas que compõem a Polícia Civil. Buscamos sempre a formação de policiais com capacidade e conhecimento para a solução dos crimes”, afirmou o diretor.

 Desde sua criação, a Acadepol/MS contabiliza 58 turmas de todas as carreiras que compõem a Polícia Civil, totalizando 3.721 policiais civis formados ao longo de sua história. Atualmente encontra-se em andamento o 59º Curso de Formação, sendo o 7º da Carreira de Delegado de Polícia, composto por 53 futuros profissionais que serão integrados ao quadro da DGPC.
A solenidade aconteceu na sede da Acadepol, no Parque dos Poderes. Estiveram presentes as deputadas estaduais Dione Hashioka, Mara Caseiro; os deputados Paulo Corrêa e Cabo Almir; a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi; a vereadora Carla Stephanini, desembargadores, procuradores de Estado, juízes, delegados e policiais civis e militares.

Publicado por: Lúdio Espirito Santo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.