A excelência do ensino ofertado pela Acadepol é tema do Segurança em Pauta desta semana

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 5, 2019 as 11:44 | Voltar

Criada em 11 de agosto de 1982, através do Decreto número 1.744, a Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Acadepol/MS) completou este ano 37 anos e nesse período já formou mais de 4 mil policiais para atuarem na repressão, investigação e esclarecimento de crimes.

As primeiras aulas da instituição começaram a ser ministradas no início da década de 80 com o lema “competência e dignidade”. Ao todo já foram formadas mais de 60 turmas de delegados, médicos legistas, peritos criminais, peritos papiloscopistas, escrivães, investigadores e agentes de polícia científica.

Em dezembro de 2013, através da Lei n.º 4.448/13, decretada pela Assembleia Legislativa, em homenagem ao ex-diretor da casa de ensino, que faleceu em dezembro de 2012, aos 56 anos de idade, a denominação passou para Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira. O delegado também integrou a primeira turma de delegados da Acadepol/MS.

A Acadepol segue hoje uma grade curricular nacional, através da qual repassa aos futuros policiais as mais modernas técnicas existentes no país, em todas as disciplinas, sejam elas teóricas, onde são ministradas aulas sobre direitos humanos, policiamento comunitário, direito penal, processual penal e ética, ou aquelas práticas, essenciais para o dia-a-dia do policial civil, como defesa pessoal, uso de técnicas não letais e tiro, por exemplo.

A capacitação continuada e a excelência do ensino ofertado pela Acadepol são temas do programa Segurança em Pauta desta semana, que tem como convidados o delegado Devair Aparecido, diretor da Academia de Polícia Civil e a perita criminal e coordenadora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), Josemirtes Prado, uma das professoras da casa de ensino.

O Segurança em Pauta vai ao ar na terça-feira (5), às 18h30, na TV Educativa - canal 4.1 na TV aberta e 15 na Net – e será reapresentado no sábado (9), às 21h.

Texto: JOELMA BELCHIOR

Publicado por: Lúdio Espirito Santo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.